Nosso ingrediente secreto para o aprendizado de idiomas
- You First! Idiomas
- 21 de jan.
- 3 min de leitura
Você já se sentiu preso em uma rotina de idiomas, como se estivesse apenas cumprindo tarefas, mas não estivesse realmente fazendo nenhum progresso? Mas e se eu lhe dissesse que há um ingrediente secreto que pode tornar o aprendizado de um novo idioma divertido, eficaz e até emocional? Esse ingrediente secreto são as emoções!
Escolher as palavras certas para comunicar a mensagem de forma eficaz tem sido minha força motriz para a maioria das coisas que faço... e não demorou muito para eu perceber que as palavras afetam e são afetadas pelas emoções, então as considerei desde o início ao criar o método You First Idiomas. Então, neste post, compartilharei com você como as usamos.
O poder das palavras
O que quer que você diga a si mesmo ou aos outros afeta a realidade. Sei que parece exagero, mas há muitas evidências científicas para respaldar, por exemplo, os efeitos da conversa interna positiva ou negativa na alteração da conectividade funcional do cérebro (https://www.researchgate.net/publication/353377971_The_effects_of_positive_or_negative_self-talk_on_the_alteration_of_brain_functional_connectivity_by_performing_cognitive_tasks)
A maneira como entendemos o mundo vem das palavras que você ouviu de seus pais, parentes, amigos, etc. Já ouvi MUITOS alunos me dizendo que "são péssimos em inglês" porque alguém disse isso a eles. Você não acreditaria como é mais difícil fazê-los acreditar que são bons o suficiente do que realmente ensiná-los o idioma. As palavras os afetaram e, mesmo que tivessem todo o conhecimento do mundo, não conseguem usá-lo porque duvidam da maioria do que dizem. É por isso que criei algumas atividades práticas para ajudá-los a melhorar a confiança, porque muitas vezes isso faz parte do 80% do sucesso.
Além disso, o método considera o objetivo específico do aluno, a fim de criar um plano de aula que o ajude a ser percebido como sério, profissional, atencioso, etc. Se você pensar sobre isso, as palavras têm esse efeito de acordo com o contexto.
Anexando emoção ao conhecimento
Na YFI, estamos constantemente conectando informações para torná-las mais fáceis de lembrar, isso é especialmente verdadeiro com as emoções, pois percebi que elas constroem memórias mais fortes, então sempre usamos esse truque para ajudar nossos alunos a lembrar palavras, gramática e expressões. Por exemplo, o 'verbo auxiliar' em inglês é difícil de adicionar para falantes de espanhol ou português, mas quando eu anexo a ideia do auxiliar estar lá para ajudar o verbo principal, eu dou uma personalidade atenciosa e os alunos gostam ainda mais e não esquecem.
Outro aspecto que poderíamos considerar é que a maioria dos nossos alunos de inglês tem alguma paixão por esportes, música ou filmes e 99% das vezes eles já têm algum vocabulário que conhecem, mas nem sabiam que conheciam.

O "nível de xingamento"
A metodologia YFI não rotula os níveis dos alunos, na verdade nós apenas "medimos" o sucesso de seus objetivos, mas para aqueles que se mudaram ou viveram no exterior, nós brincamos sobre o "nível de xingamento" e isso porque muitos alunos avançados confessaram que não se sentiam tão confortáveis em sua segunda língua. Mesmo depois de dominá-la, eles se sentiam como estranhos... mas depois de algumas sessões conosco, eles sentiram que podiam realmente se expressar. Adicionamos uma sessão especial compartilhando algum "vocabulário de xingamento" apenas no caso de eles precisarem. Se você consegue se expressar quando está realmente bravo em sua segunda língua, esse é um nível mais alto! Rs
(Aviso: aprender a xingar em uma língua estrangeira não é necessário para todos, mas pode ser uma maneira divertida de melhorar sua fluência).
Laura Chasampi Criadora do método YFI
Comments